América Latina e Caribe

Bolívia: pesquisa de boca-de-urna dá vitória a Luis Arce

De acordo com pesquisa de boca de urna feita durante as eleições presidenciais da Bolívia, realizadas neste domingo, 18 de outubro, o candidato do Movimento pelo Socialismo (MAS), Luis Arce, deve ganhar no primeiro turno. A apuração foi realizada pelo instituto de pesquisa Ciesmori, encomendada pela rede de televisão boliviana Unitel.

Venezuela: documento da ONU acusa Maduro de violações aos direitos humanos

Um relatório investigativo publicado pela Organização das Nações Unidas na quarta-feira, 16 de setembro, acusa o governo da Venezuela de violações contra os direitos humanos. O documento aponta para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como responsável direto por ações que incluem assassinatos extrajudiciais e tortura contra opositores de seu governo.

Paraguai: Ex-Vice-Presidente sequestrado por grupo guerrilheiro

O ex-vice-presidente do Paraguai, Óscar Denis Sanchez, foi considerado como sequestrado, informou sua família nesta quinta-feira, 10 de setembro. O político, que ocupou a vice-presidência do país durante o governo de Federico Franco, entre 2012 a 2013, teria sido capturado em sua propriedade, denominada “Tranquerita”. As suspeitas do sequestro recaem sobre o grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP).

Venezuela: projeto de nova constituição é dado como concluído

Em entrevista ao programa radiofônico El Tiempo, realizada nesta quarta-feira, 29 de julho, o deputado constituinte Hermann Escarrá anunciou a conclusão do projeto de nova constituição da Venezuela. Definida a elaboração dessa proposta de mudança constitucional, Escarrá adiantou que o próximo passo é a realização de discussões parlamentares no interior da assembleia constituinte que irão determinar sua aprovação.

“Brasil paga para ele trabalhar para mim”, diz comandante americano sobre brigadeiro brasileiro

“Os brasileiros estão pagando para ele vir para cá e trabalhar para mim”. Foi assim que o chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), almirante Craig Faller, apresentou o trabalho do brigadeiro-do-ar David Almeida Alcoforado ao presidente Donald Trump.

República Dominicana: junta eleitoral confirma Luis Abinader como presidente eleito

A chapa presidencial composta por Luis Abinader para presidente e Raquel Peña para vice-presidente, ambos políticos do Partido Revolucionário Moderno (PRM), foi reconhecida pela Junta Central Eleitoral (JCE) como vencedora da eleição presidencial ocorrida neste ano na República Dominicana. Com Abinader-Peña tendo recebido 52,52% dos votos, a JCE oficializou no dia 14 de julho o resultado do pleito, ocorrido no dia 5 de julho.

Bolívia: MAS rejeita presença da OEA nas eleições presidenciais

O Movimento pelo Socialismo (MAS), partido do ex-presidente boliviano Evo Morales e atual líder nas pesquisas para sucessão presidencial na Bolívia, rechaçou em comício realizado nesta sexta-feira, 10 de julho, a presença da Organização dos Estados Americanos (OEA) como observadora nas eleições presidenciais.

Bolívia: eleição presidencial é marcada para setembro

O novo calendário eleitoral para as eleições na Bolívia foi divulgado na manhã de hoje, sexta-feira, 26 de junho, pelo Tribunal Superior Eleitoral do país. De acordo com o novo cronograma, a população boliviana irá às urnas no dia 6 de setembro para eleger o novo presidente do país. Caso o resultado leve a um segundo turno, este será marcado para o dia 18 de outubro.