Análises situacionais

Cuba e Vietnã na pandemia: o que países pobres e socialistas fizeram para combater o Covid-19

Em artigo anterior tratamos de algumas iniciativas populares de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Neste iremos abordar as estratégias de países pobres e socialistas: Cuba e Vietnã. Nosso objetivo está longe de equacionar ideologia política com eficácia no combate à Covid-19, já que, como se sabe, países tão capitalistas quanto Suíça, Noruega ou Nova Zelândia também vêm tendo sucesso em suas estratégias. O ponto principal aqui é pôr em relevo ações simples e práticas que governos efetivamente preocupados em salvar a população de seus países poderiam adotar.

Mineração, garimpo e coronavírus em terras indígenas do Brasil (Parte II)

Os Yanomami são um grupo de caçadores-coletores e agricultores de coivara cujas terras ocupam 230 mil quilômetros quadrados nas duas vertentes da Serra da Parima (alto rio Orinoco, sul da Venezuela) e também na margem esquerda do rio Negro (no norte do Brasil). Formam um vasto conjunto linguístico e cultural “isolado”, dividido em várias línguas e dialetos aparentados. Sua população total é estimada em cerca de 33 mil pessoas distribuídas em 640 comunidades, sendo um dos maiores grupos indígenas da Amazônia que conservam em grande medida seu modo de vida tradicional.

Análise: reservas indígenas e pandemia

Para compreender melhor o texto a seguir é necessário que o leitor atente para a diferença entre Terra Indígena (TI) e Reserva Indígena: enquanto na primeira há o reconhecimento de um território “tradicional” cujo usufruto fica garantido aos indígenas pelo Estado, na segunda há a delimitação de uma área específica para a qual os indígenas de toda uma extensa região são direcionados. De um modo geral, e por diversas razões, os indígenas das TI’s estão em melhor situação do que aqueles que moram em reservas.

Análise: tudo sobre a Silvercorp, empresa que enviou mercenários para derrubar Maduro

Na madrugada do dia 3 de Maio outra crise se anunciava nas já tênues relações entre EUA e Venezuela. Foi naquele momento que a chamada Operação Gideão foi desmontada pelas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas e pelas Forças de Ações Especiais da Polícia Nacional Bolivariana na cidade de La Guarra, no estado venezuelano de Vargas.