Um motim militar desencadeado nesta terça-feira, 18 de agosto, na República de Mali, tomou como reféns o presidente do país, Ibrahim Boubacar Keïta, e o primeiro-ministro, Boubou Cissé. De acordo com as lideranças militares, os governantes foram detidos em suas próprias residências e estariam sendo encaminhados para o campo militar de Kati, conforme noticiado pela agência AFP.
África subsaariana
Sudaneses protestam um ano após acordo de divisão de poder com exército
As forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo enquanto os manifestantes voltaram às ruas de Khartoum para exigir reformas políticas mais rápidas.
Gana: cerca de 2.000 profissionais de saúde infectados por coronavírus
Desde o início da pandemia, dois mil trabalhadores da área testaram positivo para coronavírus, segundo informações divulgadas pelo governo ganense
Costa do Marfim: Ouattara é pressionado para disputar um novo mandato
O partido governista da Costa do Marfim, o Aliança dos Republicanos (RDR), comunicou nesta segunda-feira, 20 de julho, que está tentando convencer o presidente do país, Alassane Ouattara, a disputar um terceiro mandato para as próximas eleições presidenciais. A iniciativa é importante para o partido por conta da morte do nome escolhido para a sucessão, Amadou Gon Coulibaly, no início deste mês.
Mali: filho do presidente renuncia ao cargo pressionado por protestos
Os protestos contra o presidente do Mali, Ibrahim Boubakar Keita, ganharam um importante reforço com a renúncia do filho do presidente, Karim Keita, ao seu posto de liderança no comitê parlamentar de defesa do país na segunda-feira, 13 de julho.
Morre o primeiro-ministro da Costa do Marfim, Amadou Gon Coulibaly, aos 61 anos
O primeiro-ministro da Costa do Marfim, Amadou Gon Coulibaly, morreu, anunciou o presidente do país.
Mali: dezenas de soldados desaparecidos ou mortos após um ataque jihadista
Um comboio militar foi alvo de um ataque no centro do país neste domingo (14/06).
Sahel: Soldados matam inocentes sob disfarce de ação anti-terror
Centenas de civis foram mortos ou estão desaparecidos por operações anti-terror dos seus próprios governos na região de Sahel, na África. O território é conhecido pelo cinturão que fica entre o deserto do Saara, ao norte, e a savana, ao sul.
Nigéria: grupo de governadores anuncia estado de emergência
O Fórum dos Governadores da Nigéria, uma organização que reúne os governadores dos 36 estados da Nigéria, decidiu nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020, decretar estado de emergência em resposta ao aumento considerável dos casos de estupro e violência contra mulheres e crianças no país. A resolução foi considerada depois do caso em que duas estudantes nigerianas foram estupradas e mortas, abalando a opinião pública do país.
Burundi: faleceu o presidente Pierre Nkurunziza, prestes a deixar o cargo
O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, morreu de ataque cardíaco, segundo o governo.