África subsaariana

Mali: presidente e primeiro-ministro capturados por motim militar

Um motim militar desencadeado nesta terça-feira, 18 de agosto, na República de Mali, tomou como reféns o presidente do país, Ibrahim Boubacar Keïta, e o primeiro-ministro, Boubou Cissé. De acordo com as lideranças militares, os governantes foram detidos em suas próprias residências e estariam sendo encaminhados para o campo militar de Kati, conforme noticiado pela agência AFP.

Costa do Marfim: Ouattara é pressionado para disputar um novo mandato

O partido governista da Costa do Marfim, o Aliança dos Republicanos (RDR), comunicou nesta segunda-feira, 20 de julho, que está tentando convencer o presidente do país, Alassane Ouattara, a disputar um terceiro mandato para as próximas eleições presidenciais. A iniciativa é importante para o partido por conta da morte do nome escolhido para a sucessão, Amadou Gon Coulibaly, no início deste mês.

Nigéria: grupo de governadores anuncia estado de emergência

O Fórum dos Governadores da Nigéria, uma organização que reúne os governadores dos 36 estados da Nigéria, decidiu nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020, decretar estado de emergência em resposta ao aumento considerável dos casos de estupro e violência contra mulheres e crianças no país. A resolução foi considerada depois do caso em que duas estudantes nigerianas foram estupradas e mortas, abalando a opinião pública do país.